Postagens populares

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

25 anos da Cultura do Pão e Circo

Garotinho foi eleito Prefeito de Campos pelo PDT, aos 28 anos, em 03 de outubro de 1988.  Amparado por uma defesa da “cultura” como bandeira política, teve a seu favor, segundo Soffiati (2003), os “votos de protesto” da população campista em relação ao seu opositor, Zezé Barbosa.
 “Um Governo Popular, Moderno e Democrático”: com estes dizeres impressos na capa de seu Programa de Governo de 1988, pretendeu já nas linhas da sua plataforma de campanha fornecer centralidade a área da “Cultura” de Campos, donde as primeiras medidas seriam com o futuro governo: “Reativar o carnaval campista (...) Promover grandes bailes para o povo (...) Transformar a festa de São Salvador em atração turística (...)” (Garotinho, 1988 Apud Soffiati, 2003, p.112).
Ao longo destes 25 anos do GRUPO politico de Garotinho, o que temos de fato na área da cultura no nosso município¿
Eu não sei, só sei que ACABARAM COM NOSSO CARNAVAL.
Fazendo um analise muito rápido do cenário Politico, tudo leva a crer que este GRUPO POLITICO terá o mesmo “voto de protesto” que o então prefeito da época teve.
Quem vive, verá.

A CULTURA COMO POLÍTICA?: HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E A GÊNESE DO CAMPO DA “POLÍTICA CULTURAL” EM CAMPOS DOS GOYTACAZES (1989-1992)

GLAUBER RABELO MATIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário